É com satisfação que apresentamos a primeira edição da Revista Científica Emersão.
Nesta primeira edição apresentamos dez artigos, sendo: três da área da saúde; quatro sobre educação; e três das Ciências Sociais Aplicadas.
No eixo da área da Saúde, o artigo “A percepção da imagem corporal de acadêmicos de educação física”, mostra como as pessoas se preocupam com a ideia do corpo perfeito que os meios apresentam e que os fazem ficar com uma visão distorcida da própria aparência. O artigo “Aspectos psicomotores de crianças com atraso de desenvolvimento neuropsicomotor que frequentam o programa de estimulação essencial do CAESP – Centro Atendimento Educacional Especializado em Educação Especial” apresenta os fatores que influenciam no desenvolvimento infantil. No texto “Biomecânica da coluna vertebral e os problemas posturais na escola” apresenta uma pesquisa realizada com crianças em fase escolar, e os desvios posturais provocados pela má postura, pela inatividade e pela forma de carregar os materiais escolares entre outros.
No eixo da Educação, veremos o artigo “O papel social da escola” que procura mostrar a função das escolas, desencadeando as mudanças na educação e o papel de cada ator nesse processo. No artigo “Corporeidade: um corpo próprio nas aulas de educação física” disserta sobre o entendimento da corporeidade no contexto escolar. Já no trabalho sobre “Ensino contemporâneo da geografia: com o auxilio do georreferenciamento” identifica as várias formas de se estudar a disciplina de Geografia em sala de aula, mostrando a história da cartografia através de vários episódios de tempos. Já no artigo “Tecnologia e educação: uma relação em conflito” destaca como saber usar as tecnologias a favor da educação interfere na aprendizagem dos alunos.
Na área das Ciências Sociais aplicadas, foram apresentados os seguintes artigos: “Gerenciamento da cadeia de suprimentos” que mostra a história de como a cadeia de suprimentos se revela nas organizações, mostrando como é dinâmico, complexo e competitivo. No texto “Comunicação organizacional: processos primários que garantem sua eficiência” fundamenta a comunicação organizacional e descreve a comunicação interna e suas diretrizes nas organizações. E no último artigo intitulado de “O clima organizacional x endomarketing na organização” faz o diagnóstico do ambiente interno de uma determinada empresa através de pesquisa, implantada através de entrevista e observação do pesquisador.
Esperamos que tenham uma ótima leitura!
Equipe editorial da Primeira Edição: Ana Maria Ferreria, Kelly Cristina Onofri e Larise Piccinini.

Artigos

A PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL DE ACADÊMICOS DE EDUCA

ASPECTOS PSICOMOTORES

BIOMECÂNICA DA COLUNA VERTEBRAL E OS PROBLEMAS POSTURAIS NA ESCOLA

CORPOREIDADE UM CORPO-PRÓPRIO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

EDUCACAO E TECNOLOGIA

O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA (1)

GCS

ENSINO CONTEMPORÂNEO DA GEOGRAFIA